Dor Lombar e Exercícios

Dor lombar é considerada a principal causa de incapacidade e absenteísmo no trabalho em todo o mundo, atinge cerca de 85% das pessoas em algum momento da vida, e essa condição nem sempre é decorrente de alguma lesão específica, normalmente está associada à vários fatores Biopsicossociais.
Assim torna-se ainda mais importante pensarmos em mecanismos de prevenção dessa incapacidade. Atualmente estudos mostram que exercícios de intensidade moderada são altamente eficazes na prevenção e tratamento da dor lombar crônica.
Os movimentos corporais estão presentes na vida mesmo antes do nascimento, eles são parte integrante do nosso ser. A modernidade com toda sua tecnologia significou um retrocesso para os movimentos corporais e o sedentarismo potencializa as ameaças de saúde para o ser humano.
Por esse motivo manter uma rotina saudável que inclua exercícios de mobilidade e fortalecimento para a coluna deve ser o caminho.
A pratica de exercícios físicos bem orientados traz inúmeros benefícios: para o coração, articulações, ajuda manter sono mais equilibrado, melhora as funções metabólicas, bom humor, postura correta, e auto-estima. Enfim um organismo mais saudável.
Um dos segredo para a prática de exercícios é encontrar aquela que te traga satisfação e prazer, e nunca encarar essa prática como punição ou uma meta para apenas algumas semanas.
Lembre-se o Corpo Humano é uma máquina programada para o movimento, e ficar parado definitivamente trará prejuízos.
Aqui no Instituto Joaquim Grava temos uma equipe de Médico e fisioterapeutas especialistas em coluna.
Agende uma consulta e avaliação para esclarecer suas dúvidas.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *