10 dicas para melhorar a qualidade de vida

Com a Pandemia a busca por mais saúde, qualidade de vida e longevidade tornou-se uma prioridade.

Mudanças de hábitos e no estilo de vida são fundamentais neste processo. Toda mudança gera desconforto e isso é normal. Mas em pouco tempo todo novo hábito se incorpora na rotina e gera retorno positivo e prazer.

Este conteúdo foi idealizado para lhe mostrar que é possível melhorar a qualidade de vida através de mudanças simples, mas que fazem total diferença na sua saúde e futuro.

A busca por informação

Cada pessoa tem seu motivo para buscar melhorar. Algumas enfrentam doenças graves, outras querem envelhecer com saúde, há os que desejam ter mais motivação e energia para responder às demandas do dia a dia.
Vivemos um momento de fácil acesso às informações. Com apenas um clique no celular é possível entender doenças, encontrar métodos preventivos e ler sobre medicamentos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos. No entanto, nem todas essas informações passam pelo crivo de um médico especialista e é preciso ter cuidado.
Em busca de dicas para melhorar a qualidade de vida, corre-se o risco de se deparar com informações inconsistentes e inseguras na internet.

10 dicas para melhorar a qualidade de vida

Confira 10 dicas que nós consideramos relevantes em qualquer situação.

-Alimente-se bem
Procure consumir alimentos de verdade, ou seja, aqueles que a terra nos dá e que não são processados. Frutas, verduras, grãos e oleaginosas garantem um equilíbrio de vitaminas, minerais e aminoácidos. Evite o consumo exagerado de determinado macronutriente, carboidrato em excesso por exemplo.
Vale ressaltar que quando se fala em alimentação, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental.

-Hidrate-se
Não há bebida que substitua o consumo de água. Nossos tecidos e células são constituídos em sua maior parte por água. Se você sente muita sede e urina pouco já pode desconfiar de desidratação. Observe os sinais que seu corpo dá.

-Durma bem
O sono tem um poder de reparação. Se você não tem um sono de qualidade seu corpo não teve condições de se preparar para o outro dia. Estudos afirmam que um sono ininterrupto de 6 a 8 horas é suficiente para que o organismo se recupere e faça a sua “faxina” noturna. Contudo, indivíduos que acordam muitas vezes durante a noite ou acordam cansados, podem ter distúrbios que atrapalham esse regeneração.
Aqui cabe de novo a recomendação: procure um médico que entenda do assunto.

-Faça atividades físicas
Praticar atividade física influencia positivamente em diversos aspectos da vida e, principalmente, na qualidade de vida. O exercício físico vai muito além da questão estética, proporcionando ao indivíduo melhor condicionamento físico, disposição, energia, bom humor e resistência. Exercícios físicos, dependendo do tipo, fortalecem o coração, preservam a massa óssea e liberam substâncias benéficas para a saúde do cérebro.
Converse com quem entende: um Educador Físico ou Médico do Esporte.

-Evite produtos industrializados
Complementando a primeira dica, evite o consumo de produtos industrializados e embutidos, como salsichas, apresuntados, patês prontos e etc. Eles têm altos níveis de sódio e uma série de conservantes e ingredientes cancerígenos.

-Cuidado com o açúcar
Açúcar consumido em excesso pode levar a resistência insulínica e consequentemente Diabetes. Também gera excesso de ingestão de calorias com aumento de peso e obesidade. Evite a todo custo o açúcar refinado branco.

-Cuide da sua mente
De pouco adianta manter a saúde física se a mente não está acompanhando esse processo. No mundo turbulento de hoje, é preciso acalmar a mente e trabalhar a inteligência emocional. A meditação tem sido uma das formas mais utilizadas para aumentar a capacidade do cérebro com relação ao foco, concentração e motivação.

-Preste atenção nos sinais que seu corpo emite
Prender a atenção das pessoas tem sido um desafio. É difícil até mesmo observar os sinais que o corpo nos manda. Quando algo não está bem, o organismo se manifesta da forma que pode. Cabe a nós prestar atenção e identificar o mais breve possível se existe algo de errado. Assim é possível procurar ajuda de um médico especialista caso seja necessário.

-Busque conhecimento
Seja uma pessoa inconformada. Inconformada com as informações que chegam até você, com as opiniões que recebe e com tudo que lê na internet. Tenha sempre um pensamento crítico e procure conhecimento seguro para embasar suas decisões com relação a sua saúde e qualidade de vida.

-Elimine os vícios prejudiciais à saúde
Todas as dicas que você acompanhou até aqui são importantes e farão diferença na sua vida se aplicadas. Contudo, manter vícios prejudiciais à saúde pode anular essa iniciativa. Fumo, álcool e até mesmo uso de medicamentos psicotrópicos. Para ter qualidade de vida você precisa tentar ao máximo reduzir ou até eliminar essas vícios imediatamente.

Comece com o que você pode fazer hoje.
É importante dar o primeiro passo e viver um dia de cada vez, fazendo o seu melhor.
Se algo saiu do planejado, não desanime. Aceite que a mudança é um processo que leva tempo.
Tudo que você precisa é começar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *