Especialidades

Nosso Trabalho consiste em prevenir lesões e readaptar o paciente ao seu estilo de vida, seja ele um atleta profissional, um atleta esporádico ou até mesmo um paciente que não prática atividade física.

O profissional da área de reabilitação está sempre buscando novas técnicas que se adaptem às necessidades dos seus pacientes seja qual for à intensidade de sua atividade física.


Atuamos na Prevenção

Através de uma avaliação física detectamos possíveis desequilíbrios musculares ou até posturas viciosas adquiridas no dia a dia que podem acarretar futuras lesões. Detectados esses desequilíbrios são tratados e minimizados com o uso de diversos recursos fisioterapêuticos como cinesioterapia, hidroterapia, RPG, acupuntura entre outros dependendo da indicação terapêutica para cada caso.


Atuamos no pós-lesão

Infelizmente algumas lesões não podem ser evitadas, algumas podem ocorrer em um treino, uma competição ou até mesmo realizando as atividades diárias, nesse caso nossa função é devolver o paciente ao seu ritmo de vida sem prejuízos à sua capacidade de realizar suas atividades, sejam elas de alta performance ou apenas atividades comuns ao dia a dia.


Atuamos no pós-operatório

Nas cirurgias ortopédicas o papel do profissional em reabilitação é acompanhar cada passo da evolução do paciente. Auxiliar na cicatrização da estrutura lesada, manter a movimentação e assim diminuir os efeitos causados pela imobilização, recuperar a força muscular, dar função aos músculos envolvidos e deixar o paciente totalmente apto ao retorno às suas atividades físicas.

Nos pacientes sedentários: corrigir desequilíbrios musculares, melhorar a função muscular, cardiovascular e proprioceptiva além de e adequar o paciente a uma atividade física que ajude a proporcionar o bem estar físico e psicológico do paciente.

Nos pacientes atletas esporádicos: após a reabilitação da lesão, orientar o paciente a preparar o seu corpo para o esporte eleito por ele e orientar um possível treinamento complementar a esse esporte.

Nos pacientes atletas profissionais: utilizar todos os recursos para devolver o atleta à sua profissão com totais condições para exercê-la o mais breve possível e com maior segurança. Para isso existem exercícios e treinamentos específicos para cada esporte.

RPG

A Reeducação Postural Global é uma abordagem que compreende diferentes procedimentos visando o equilíbrio biomecânico e o restabelecimento do eixo postural fisiológico. Para tanto, são utilizados recursos terapêuticos manuais como pompages, mobilizações fasciais, musculares e articulares e, desta maneira, obtém-se uma grande melhora do aspecto postural, que pode alcançar a normalização da função músculo-esquelética e, conseqüentemente da postura.

Um corpo equilibrado do ponto de vista postural é mais sadio e produtivo, pois não apresenta incômodos e desconfortos (como dores musculares) e possibilita o funcionamento dos órgãos internos, promovendo um trabalho harmônico do organismo com todos os seus sistemas.

Os atendimentos são realizados de maneira individualizada, onde cada paciente permanece com um fisioterapeuta em tempo integral, buscando solucionar as necessidades específicas de cada caso, seja ele um atleta, um esportista ou um sedentário.

Realizamos um trabalho de Orientação Postural relacionado ao esporte, bem como as adaptações necessárias para melhorar a performance, prevenir lesões e conviver com as patologias já instaladas.

ACUPUNTURA

A Acupuntura é uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa comprovada cientificamente que atua através de pontos específicos, que permitem a interferência sobre todos os sistemas do corpo humano, por meio de inserção de agulhas, aplicação de calor (Moxabustão), estímulos luminosos (Laserterapia), estímulos elétricos (Eletroacupuntura), etc.

A Acupuntura permite que se trate os danos causados por alterações hormonais, inflamações, contraturas musculares e outros desequilíbrios, restabelecendo a livre circulação de energia vital e promovendo também grande alivio em situações de desconforto como dor aguda, dor visceral, estresse, insônia, depressão, ansiedade, náuseas, entre outros. De maneira geral, tem como objetivo restabelecer o equilíbrio de todos os sistemas, promovendo o funcionamento harmônico entre corpo e mente.

Atualmente é uma Especialidade Médica e Fisioterapêutica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. É praticada por mais de 140 paises e até os mais experientes de surpreendem com o sucesso de seus resultados. O interesse pela publicação de estudos clínicos controlados e randomizados, bem como meta-análises que consolidem os dados provenientes de observações vem crescendo cada vez mais, e isso proporciona à Acupuntura uma credibilidade cada vez maior e um esclarecimento fisiológico de seus mecanismos de ação.

Na área da Ortopedia, bem como na aplicação em atletas e esportistas, a Acupuntura vem sendo procurada com uma frequência crescente devido às rápidas respostas em relação a dores musculares e articulares, processos inflamatórios de origem traumática e crônicos, hérnias discais e discopatias em geral.


AURICULOACUPUNTURA

A Auriculoterapia consiste em reequilibrar o organismo por meio de estímulos em determinados pontos reflexos existentes no pavilhão auricular externo utilizando pequenas agulhas, sementes de mostarda ou esferas. A orelha é altamente dotada de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Os pontos de Acupuntura que nela se localizam, correspondem as junções de níveis energéticos e aos nódulos nervosos que, uma vez puncionados, permitem a regulação e o reequilibrio dos órgãos e das funções que se encontram alteradas. Através da Auriculoacupuntura, por exemplo, pode-se obter o alivio de uma ‘’dor de cabeça’’ bastando estimular o ponto da orelha referente à enxaqueca, sem que haja necessidade de utilizar medicamento.

A Medicina Esportiva é a área que estuda a influência do exercício no corpo humano em diversos aspectos desde o doente até o atleta de alta perfomance.

Foi criada em 1962 após a fundação da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercíucio e do Esporte (SBMEE) que é filiada a Associação Médica Brasileira (AMB) e em 2005 solidificou- se com a criação da Residência Médica com formação de 3 anos.

O atendimento em Medicina Esportiva é bem amplo contemplando tanto atletas de alto nível, indíduos saudáveis em busca de melhora de qualidade de vida e até mesmo pacientes com doenças que de alguma maneira a prática de atividade física trará benefícios. Como um clínico geral do esporte e o conhecimento da fisiologia do exercício abordará diversas áreas como cardiologia, pneumologia, endócrinologia, nutrologia e ortopedia promovendo especifidade e indívidualidade na prescrição correta do exercício físico em crianças, jovens, adultos e idosos.

O Médico do Esporte realiza a avaliação pré participação focando na aptidão e segurança para a prática de esportes e a investigação de fatores chaves para o rendimento através de avaliações clínicas, laboratoriais e funcionais focando objetivos como melhora de performance, hipertrofia e ganho de massa muscular, emagrecimento, prevenção de lesões e envelhecimento saudável e a promoção de saúde e bem estar.

Os pés são as primeiras estruturas que entram em contato com o solo e agem intensamente no controle postural, no equilíbrio, no apoio, na impulsão, na absorção de impactos e na distribuição do peso corpóreo.

O Instituto Joaquim Grava junto com a SOS PALMILHA dispõem do mais sofisticado equipamento tecnológico utilizados em grandes centros europeus chamado Baropodômetro Computadorizado com sensores capacitivos e piezoeletricos de pressão para avaliar a pressão que os pés exercem sobre o solo tanto em posição estática (em pé) e ou dinâmica (marcha). Esta plataforma irá diagnosticar com exatidão os tipos de pé (normal, plano ou chato, cavo), as rotações do quadril, o centro de gravidade do corpo, quantificar e mensurar os pontos máximos de pressão e os tipos de pisada (neutra, supinada ou pronada) e a orientação quanto à escolha do calçado reduzindo os fatores de risco causados pela sobrecarga do esporte e das pisadas irregulares.

A Estabilometria Computadorizada é um recurso através do software do Baropodômetro irá verificar as instabilidades posturais e as instabilidades dos membros inferiores (tornozelos, joelhos e quadris), um conjunto de desequilíbrios musculares e consequentemente prejudicará os movimentos corpóreos normais.

Estes exames auxiliam na prescrição de palmilhas posturais e mecânicas termomoldáveis que variam de 2 a 5mm de espessura e que irão realizar uma reprogramação postural através de elementos ou barras de EVA, PU (poliuretano) e látex que serão dispostas em lugares estratégicos para reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação ao solo por toda a região plantar, corrigindo e prevenindo alterações posturais.


As Palmilhas auxiliam na correção e prevenção das alterações posturais como:
– Escolioses;
– Espondilolisteses;
– Dores Lombares, Torácicas, Cervicais e Planta dos Pés;
– Alterações mecânicas: Pés Planos e Cavos, Joelhos varos e valgos (lesões de cartilagens), Calcâneo Varo e Valgo;
– Hálux Valgo (joanetes);
– Esporão de Calcâneo;
– Metatarsalgias;
– Neuroma de Morton;
– Periostite (canelite);
– Fraturas de Estresse;
– Tendinites (Patelar, Pata de Ganso e de Calcâneo);
– Pés Diabéticos;
– Diferença de Membros Inferiores (Perna Curta) e etc.

Estas palmilhas podem também ser confeccionadas para atletas e praticantes de atividade física como futebol, caminhada, corrida, basquete, vôlei, tênis e etc.

São palmilhas termomoldáveis esportivas personalizadas (de acordo com o seu tipo de pé e passada) a fim de obter através dos pés uma melhor performance e prevenir futuras lesões.


LABORATÓRIO DE MARCHA E ANÁLISE POSTURAL


¨ Baropodometria Computadorizada

¨ Estabilometria Computadorizada

¨ Avaliação Postural 2D

¨ Confecção de Palmilhas Esportivas e Posturais


Saiba mais no site: www.sospalmilha.com.br

O Metodo Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos Solo ou em Equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

Como Joseph afirmava, a Contrologia tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo, assim aplicando todos os princípios do método que são:

1. Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;

2. Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônica sempre se concentrando no exercício proposto assim visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;

3. Precisão – ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;

4. Centralização – mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;

5. Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;

6. Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.

A origem do método conta com teorias orientais que pregam a integração entre corpo e mente saudáveis para obter um organismo melhor. O controle da respiração e a concentração na hora do exercício, que são práticas fundamentais do método, tem origem na yoga, e na medicina tradicional chinesa.

Benefícios do Pilates:

• Alonga o corpo todo;
• Tonifica e defini a musculatura sem exageros;
• Melhora a postura;
• Tonifica a musculatura profunda do abdômen;
• Trabalha a percepção do corpo e da mente;
• Previne e recupera lesões;
• Reduz o estresse e alivia as tensões;
• Deixa a coluna mais forte e flexível;
• Melhora a área de movimento das articulações;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Aumenta a coordenação e o equilíbrio;
• Corrigi sobrecargas e alinhar os músculos;
• Melhora a mobilidade e a agilidade;
• Complementa o seu treino esportivo;
• Melhora a boa forma do corpo;
• Aumenta a alto-estima;
• Pode ser praticado por qualquer pessoa;
• Colabora com uma boa noite de sono;
• Ajuda no tratamento de diversas patologias;
• Aumenta a resistência física e mental;
• Elimina as toxinas do corpo;
• Expande a consciência corporal;
• Ajuda no controle do peso.

Por garantir tantos benefícios, o Pilates pode ser praticado por todas as pessoas, sendo elas crianças, idosos, gestante e pessoas com deficiência física.

Pilates Solo

Pilates de Solo ou Mat Pilates como também é chamado, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios no momento em que for realizar os movimentos.

O Pilates Solo, por ser praticado sem a ajuda de aparelhos, oferecem uma maior variedade de desafios ao método.

No Pilates Solo, originalmente foram desenvolvidos exercícios pelo próprio Joseph Pilates que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório.

Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada aluno e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades. Alguns exercícios realizados no Pilates Solo se caracterizam por serem de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força.

O Mat Pilates é considerado um exercício que exige maior esforço do praticante sendo necessário força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal, porém, não significa que será difícil para todos, basta um pouco de treino e com o tempo o corpo assume novas formas e os movimentos ficam mais fáceis de serem realizados.

O Pilates Solo caracteriza-se também pelo uso de acessórios auxiliares para a sua realização, como o Magic Circle, Meia Lua, Banda Elástica, Rolo de Espuma e Bola.

Pilates em aparelhos

O Pilates em aparelho é caracterizado pela realização dos movimentos com a ajdua de aparelhos. Os exercícios de Pilates realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural como também é feito no Pilates Solo.

A intensidade dos exercícios desenvolvidos nos aparelhos é fornecida através das molas que são classificadas através de cores diferentes que se classificam em vermelha, azul, branca, preta e amarela, em ordem decrescente de intensidade.

A estrutura básica dos aparelhos é composta por essas molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: podendo reduzir o esforço que o praticante tem que fazer (facilitando o movimento) ou carregando parte do peso que você deveria estar puxando ou como uma resistência (dificultando o movimento).

A escolha de como usar essas molas irá depender dos seus objetivos, dando a possibilidade de facilitar ou dificultar o movimento. Os aparelhos mais importantes desenvolvidos por Joseph Pilates usados em Studio são: Reformer, Cadillac, Step Chair e Ladder Barrel.

Pilates emagrece?

Sim! Por mais que esse não seja o foco principal do Método Pilates, os seus exercícios podem ajudar sim na perda de peso. Isso acontece, pois, os movimentos do Pilates tonificam o corpo estabilizando as articulações e reeducando os movimentos como um todo.

Além disso, quando você pratica Pilates, todo o seu corpo fica em movimento que automaticamente ajudam na queima calórica, desta forma ajudando no emagrecimento.

Sendo assim, o Pilates emagrece sim!

Posso praticar Pilates para complementar outros esportes?

Com toda certeza! Quando você pratica Pilates o seu corpo ganha um melhor condicionamento físico que te ajuda no momento de realizar outras atividades físicas.
Esta complementação ocorre de maneira progressiva, onde o Pilates atua com o objetivo de ajudar na disposição e na melhora da respiração para o corpo estar mais disposto no momento em que você for realizar outros esportes.

O Pilates ajuda na reabilitação?

O Método Pilates foi criado por Joseph Pilates e usado com o intuito de tratar os pacientes que se encontravam debilitados no campo de concentração.
Desta forma, Joseph utilizou seu estudo sobre o corpo para criar movimentos que ajudassem esses pacientes a reabilitar-se. Sendo assim, o Pilates é um grande colaborador para ajudar no tratamento de diversas patologias sendo elas corporais ou mentais, reabilitando o indivíduo. Praticar Pilates é o mesmo que praticar Yoga?

Não! Apesar de serem Métodos aparentemente iguais, o Pilates não possui a mesma finalidade que o Yoga. Primeiramente, a principal diferença das duas práticas é o fato da essência de cada um. Ou seja, a Yoga é mais uma filosofia de vida, que aparece em diversas áreas para mudar seu estilo de vida interior e exterior.

Já o Pilates, apesar de ser um Método também pensado na mudança de estilo de vida, busca ajudar prioritariamente a sua saúde física, o fortalecimento e alongamento do corpo. E apesar da busca para união do corpo e mente ser importante, não é a prioridade que nem o Yoga.

Podemos dizer que o Método Pilates é uma terapia para o corpo e o Yoga terapia para mente e espírito.

Quanto tempo leva para alcançar os resultados desejados no Pilates?

Embora cada um trabalhe com um objetivo diferente no Pilates, o ganho na qualidade de vida é evidente para todos.

O tempo de prática, a frequência e o modo que você executa os exercícios são os fatores que mais influenciam nos resultados. E não podemos esquecer de citar a alimentação também. Por isso é muito importante manter o acompanhamento de uma nutricionista ao longo do processo.

O Pilates ajuda a perder peso, sim. Mas ele sozinho não pode fazer isso. Se você somar Pilates aos aeróbicos, e combiná-los com uma dieta bem equilibrada, aí sim você pode esperar alguns resultados realmente surpreendentes.

Embora algumas melhorias sejam sentidas já nas primeiras aulas, a maior parte delas chega a médio ou longo prazos. Por esse motivo, você deve manter-se comprometido para conquistar os resultados esperados.

Criada na Alemanha, miha é um sistema completo de treino desenvolvido por uma empresa com mais de 40 anos de experiência na fabricação de produtos para desporto e medicina.

miha reúne tecnologia inovadora, praticidade e conforto para que toda a musculatura, inclusive a mais profunda, seja estimulada simultaneamente por impulsos elétricos. A EMS, Eletroestimulação dos Músculos, é uma forma de ativação muscular que recria o movimento natural do sistema nervoso por meio de estímulos elétricos.

A EMS melhora força, resistência e potência, ativando músculos que não costumam ser ativados com treinamento convencional. O que resulta em máxima eficiência no treino sem gerar stress para as articulações.

​miha é usada em mais de 40 países por esportistas, fisioterapeutas, atletas, celebridades do fitness e pessoas que desejam cuidar da saúde e estética corporal sem perder tempo. Apenas 20 minutos semanais são capazes de estimular até 300 músculos – inclusive aqueles que nem a musculação alcança.

Menu

Joaquim Grava